Reformas para a fachada de escola ensino fundamental - Ateliê Urbano
 

Reformas para a fachada de escola ensino fundamental

Reformas para a fachada de escola ensino fundamental

Informações úteis na hora de reformar a fachada da sua escola de ensino fundamental

Hoje nós vamos falar sobre boas práticas na hora de reformar a fachada da escola de ensino fundamental. A nossa intenção é criar uma lista de ideias práticas para que você possa se inspirar e transformar a sua escola.

Vamos dar dicas de como usar as cores, como aproveitar os elementos da fachada para conseguir ótimos resultados, como cuidar da calçada, cuidados para manter a passagem livre, enfim, uma série de dicas que são importantes para manter a qualidade da sua escola.  

Nossas dicas foram tiradas diretamente dos projetos de sucesso e das referências que encontramos ao longo dos anos. É importante que você mantenha todas elas em vista caso decida fazer a reforma da sua fachada.

Lembrando que uma fachada bonita aumenta o sucesso da escola como um todo.

Então vamos começar. Boa leitura!

Foque na comunicação visual

A fachada da escola de ensino fundamental deve passar uma mensagem clara para os usuários, principalmente aos pais dos alunos. Os elementos escolhidos precisam combinar para que tudo faça sentido.

Lembre-se: nada é pior para uma fachada do que a poluição visual.O segredo é buscar uma composição harmônica e sem excessos. Nada de sobrecarregar a fachada com muitas informações.

A escolha do tamanho e da posição do logotipo são importantes, assim como o cuidado com os elementos gráficos, desenhos, cores e até – acredite – a textura aplicada nas superfícies.

Cuide da iluminação

Depois de cuidar da comunicação visual, chegou o momento de cuidar das luzes. A iluminação em uma fachada de escola de ensino fundamental precisa ser bem trabalhada. Ainda mais, quando pensamos que a iluminação também será responsável pela:

  • estética: ou seja, a iluminação precisa ser bonita e combinar com a comunicação visual desenvolvida no primeiro item.
  • segurança: um local bem iluminado aumenta a segurança como um todo, sobretudo para os alunos que irão chegar bem cedo pela manhã ou já nas primeiras horas da noite.

Cuidar bem da iluminação é um dos passos mais importantes para passar uma boa impressão aos seus clientes.

Evite deixar lâmpadas queimadas

Dica básica, mas que é sempre bom relembrar: não deixe lâmpadas queimadas na fachada da sua escola. Luzes queimadas passam uma sensação de desleixo e são esteticamente muito desagradáveis.

Cuide, também, da calçada

Sua escola de ensino fundamental pode ter uma comunicação visual linda e impecável, possuir a iluminação mais atraente e moderna da rua, entretanto, se a calçada estiver mal cuidada, tudo poderá ser perdido.

Perceba que a calçada de uma escola de ensino fundamental deve possuir algumas particularidades:

  • piso: deve ser antiderrapante, para garantir que pais, alunos e funcionários tenham segurança ao entrar e sair do prédio.
  • sem obstáculos: vasos, plantas e itens de decoração não podem atrapalhar a circulação dos usuários.
  • acessibilidade: a acessibilidade precisa ser uma preocupação para qualquer escola de ensino fundamental moderna. Exigida por lei, não pode mais ser negligenciada.

Não se esqueça também de cuidar da manutenção da calçada (evitar pedras soltas) e garantir que ela esteja sempre limpa.

Pare de focar na concorrência

Sabemos como é saudável manter os olhos no mercado para saber o que as outras escolas estão fazendo de diferente, entretanto, você deve ter cuidado para não cair no erro de tentar copiar as soluções da concorrência. Ainda mais em relação às fachadas escolares.

Sua marca é única e a sua fachada deve refletir as características que fazem da sua marca algo especial. Conclusão: na hora de reformar a fachada, garanta que a equipe esteja preocupada em encontrar o que existe de melhor em vocês, não em copiar a concorrência.

A fachada deve condensar todas as informações relevantes dentro da sua marca, representadas por meio de um desing. Falando de uma maneira poética: a sua fachada será a incorporação da sua marca em uma criação palpável.

Elabore uma lista de prioridades

Ao iniciar qualquer reforma é importante que você tenha em vista qual será o objetivo final, para evitar entrar em uma espiral de gastos infinitos e reformas sem fim.

Por exemplo: é muito comum começar a reforma de uma fachada com a pintura, e aí tentar aproveitar a presença do pintor para resolver pequenos retoques dentro da escola. Essa prática precisa ser evitada.

Mudar o cronograma ou encaixar “pequenos trabalhos” pode resultar em atrasos e desperdício de tempo – e dinheiro.

Antes de iniciar a reforma, procure por partes quebradas, desgaste na pintura, peças soltas, etc. Faça um checklist do que precisa ser feito e concentre-se apenas nesses itens. Depois, se o tempo permitir, resolva as questões avulsas.  

Converse com profissionais da área

Como você pôde notar, a reforma de uma fachada para escolas de ensino fundamental vai muito além da simples pintura ou da limpeza do lugar. Ela requer o conhecimento de diversos conceitos básicos para poder criar uma fachada de sucesso.

Sem mencionar a contratação dos trabalhadores; a pesquisa dos fornecedores de confiança, as questões de legislação e implementação da obra, a elaboração de um projeto executivo. E claro, o compromisso com os prazos e o sucesso da obra.

Toda essa organização exige tempo e muita energia, o que pode ser difícil de conciliar caso você também precise gerenciar uma escola. O escritório de arquitetura será este facilitador que irá tirar um peso tão grande dos seus ombros.

Não existe segredo para reformar a fachada em escolas de ensino fundamental

Considerando a lista de prioridades, prestando atenção na comunicação visual, cuidando da iluminação e mantendo a calçada em ordem você poderá expor o que existe melhor na sua marca.

A lista pode parecer longa, mas lembre-se que a fachada é a primeira impressão da sua escola para todos os usuários.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, somos especialistas em reformas para escolas e teremos o maior prazer em tirar todas as suas dúvidas.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

Sem comentários

Faça um comentário

× Fale com nosso time!