Inspiração de cores para fachadas escolares - Ateliê Urbano
 

Inspiração de cores para fachadas escolares

Inspiração de cores para fachadas escolares

Que tal um artigo de inspiração de cores para fachadas escolares? Ainda de sobra nós vamos falar sobre os efeitos psicológicos das cores.

Qual é a sua cor preferida? Sabia que em números mundiais, mais de 60% das pessoas escolhe o azul?! E o que tudo isso tem em relação a inspiração de cores para fachadas escolares? Tudo!

As cores da fachada passam uma mensagem, então, você precisa ter atenção ao escolher essa cor, para poder selecionar uma mensagem condizente.

Mas não tenhamos pressa, vamos começar resumindo o que cada cor significa para depois sugerir ideias de como utilizá-las na fachada da sua escola? O que acha? Topa?

Prometemos que o artigo levará menos de 5 minutos, é só o tempo de respirar fundo antes de continuar com as tarefas do dia.

O rosa é ótimo para ser utilizado nas cores para fachadas escolares

A cor rosa está muito associada à ternura, a ingenuidade, aos traços infantis de descoberta, ainda mais quando consideramos um rosa bem claro. Um rosa dá sensação de conforto, paz.

Contudo, quando utilizado em tons mais fortes e vivos (principalmente com o auxílio do vermelho e do amarelo) o rosa pode ganhar dinamismo, sendo uma cor algumas vezes até agressiva aos olhos.

O segredo para conseguir dosar bem o rosa é considerar que essa cor diz muito sobre a infância. Está focada no imaginário infantil sobre os sonhos e a ternura. Sim, não dá para escapar, o rosa também está associado ao feminino, mas a presença da cor não precisa ser necessariamente destinada ao público de meninas.

Deseja passar juventude e vitalidade? Use a cor verde na sua fachada escolar

Verde é a cor escolhida para simbolizar a vida. Como ela remete diretamente à natureza, a cor verde está intimamente ligada aos sentimentos de inovação, crescimento, juventude e vitalidade.

Por conta da colheita, campos verdes são símbolos de bons presságios, sendo assim, caiu no gosto popular dizer que o verde é a cor da esperança. Afinal de contas, a fartura é verde.

Não é atoa que o dinheiro (em muitos países) têm o verde como cor principal. O verde também é a cor escolhida para representar notas independente da moeda.

Utilizar a cor verde na fachada escolar irá englobar todos esses significados, é uma cor ótima para quem pretende criar uma comunicação preocupada com o meio ambiente.

Use o vermelho para carregar a fachada escolar de energia

O vermelho é a cor da ação, a cor do impulso. Ele aparece em sinais de trânsito, placas comerciais, graças ao seu aspecto quente, o vermelho é o preferido para instigar. Botões são vermelhos, sinais de emergência, etc.

Para tirar proveito dessa intensidade da cor vermelha é importante que a equipe responsável pela fachada tenha um objetivo específico em mente, ou a cor poderá cansar – (até estressar) o observador.

A grande vantagem do vermelho é que ele chama atenção. Uma fachada vermelha certamente irá ganhar destaque na rua. Além de tudo, ele também é perfeito para fisgar a memória. É fácil lembrar-se da cor vermelha.

Alegria e otimismo: use a cor amarela na fachada escolar

O amarelo também está associado ao dinamismo, contudo, diferente do que acontece com a cor vermelha, a utilização do amarelo pode ser usada de maneira menos agressiva. A cor amarela está ligada ao otimismo, e as razões estão muito ligadas ao que nós falamos sobre a cor verde.

Se os campos fartos são a esperança, a causa da fartura é a alegria. Pense bem, o sol é responsável por trazer calor e também por fazer as plantas crescerem, sendo assim, está no nosso inconsciente coletivo agradecer ao amarelo pelos bons tempos.

Amarelo é a cor dos criativos, diversos pintores utilizaram o amarelo em suas pinturas. Entre eles um gigante da arte como Vincent Van Gogh. Inspire-se com a cor amarela e deixe a sua fachada escolar vibrante.

Você pode dosar o vermelho com o amarelo utilizando a cor laranja

Literalmente a mistura do vermelho com o amarelo, a cor laranja busca associar as qualidades das duas anteriores. Ela também está relacionada à criatividade e ao dinamismo, contudo, o laranja está mais presente em inspirações de verão.

Fugindo um pouco da narrativa das plantações e do sol, o laranja é visto representando calor, alegria, energia e vibrações positivas. Uma cor realmente jovem, perceba como ela é utilizada em produtos como: roupas, refrigerantes, etc.

Para a utilização em fachadas escolares é importante que a equipe responsável saiba aplicar o laranja sem excessos. Assim a escola não perderá a caracterização e a fachada ganhará força.

Use o azul em fachadas escolares e tenha muitos significados ao mesmo tempo

Mundialmente conhecida como a cor da tranquilidade, da harmonia e também da serenidade, a cor azul é ótima para representar a infância. Pense em todos os elementos que são representados em azul: céu, nuvens, o mar, isso para citar apenas alguns.

No passado, a cor azul foi associada à realeza, tornando as roupas e os itens de decoração azuis valiosos bastante procurados.

É uma cor que estimula a criatividade, sem que seja tão agressiva quanto o vermelho ou o laranja. A cor azul ainda é conhecida por trazer paz, estudos mostram que a utilização do azul pode inclusive diminuir a ansiedade e o estresse.

Para planejar o uso das cores nas fachadas escolares

O ideal é que você procure utilizar uma mistura de cores para pintar a fachada da sua escola. Na dúvida, procure um escritório de arquitetura, uma equipe de profissionais poderá resolver as questões de cores com segurança.

Gostou do assunto? Compartilhe a publicação nas suas redes sociais.

Deixamos o convite para que você acompanhe o nosso blog. Somos apaixonados por arquitetura e para nós é um prazer ensinar você tudo o que sabemos sobre o assunto.

Quer saber mais sobre fachadas escolares? Entre em contato conosco, nós podemos tirar todas as suas dúvidas.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

Sem comentários

Faça um comentário

× Fale com nosso time!