5 Atividades sensoriais para berçário que estimulam os bebês
 

Inovação escolar: conheça as principais tendências

Inovação escolar: conheça as principais tendências

O ano está começando com tudo no setor da inovação escolar. Vamos conversar mais sobre o assunto e você saberá quais são as tendências

Para você, o que é fazer algo diferente? Hoje nós queremos conversar sobre inovação escolar. Apresentaremos diversas tendências do mercado e você verá como as coisas estão se transformando de uma maneira muito – muito – rápida.

Mas o nosso intuito não é mostrar inovação escolar sem fundamento, a mudança apenas pela mudança. Nada disso, queremos mostrar como ela pode ser utilizada para transformar a educação e até a própria maneira que as escolas são projetadas.

Então pegue um café, separe 5 minutos do seu dia e veja só como as escolas estão se transformando pelo mundo, e como essa inovação é benéfica para todos.

Principais desafios da inovação escolar

Se nós lhe pedirmos para elaborar uma lista dos principais desafios dentro de uma sala de aula, o que você diria? Certamente, conquistar a atenção dos alunos estaria no topo do ranking.

E não é por menos, na verdade, a atenção é uma moeda escassa no mundo atual. Marcas estão disputando constantemente a nossa atenção, programas, músicas, séries.

Como fazer com que o aluno mantenha a concentração na aula, sem que para isso ele precise desligar-se do mundo exterior. Esse é o desafio da inovação escolar

Inovação escolar significa tecnologia com uso planejado

Sabendo do desafio, agora você já pode imaginar que a inovação escolar não se trata apenas do uso indiscriminado de dispositivos, celulares, computadores, Ipads, Tablets ou o que quer que seja.

Na verdade, a inovação escolar acontece quando o sistema de ensino é capaz de integrar o uso da tecnologia ao ato de ensinar: afinal, nós estamos falando de uma escola. Certo?

Quer conhecer um ótimo exemplo de inovação escolar, conheça a sala multimídia. Temos um artigo falando tudo sobre o assunto.

A Realidade Virtual como uma tendência de inovação escolar

Chegamos na Realidade Virtual, uma das tendências mais fortes em inovação escolar. Como ela funciona? Em resumo, a Realidade Virtual utiliza-se de óculos VR para que os alunos possam ingressar em um mundo programado para o aprendizado.

Por meio da Realidade Virtual é possível aos alunos visitarem, por exemplo, os maiores museus do mundo. Ou os grandes parques, uma estátua famosa. As possibilidades são incríveis, contudo, a aplicação exige certos cuidados.

O que a minha escolha precisa para utilizar a Realidade Virtual

Para utilizar a Realidade Virtual é preciso uma sala com espaço o bastante para que os alunos possam movimentar-se sem correrem o risco de esbarrar uns nos outros. Lembramos que os óculos VR aumentam a sensação de movimento.

Também é preciso que o piso e as paredes sejam feitos com forro macio, de modo que quando um aluno – ou professor – esbarrar na parede, ele não fique machucado.

Por fim, a rede elétrica também precisa ser considerada, muitos aparelhos de VR precisarão da tomada para carga.

Veja também como aumentar a popularidade da sua escola em 5 passos.

Espaços híbridos, chega de paredes

Outra inovação escolar está na disposição dos ambientes. Hoje é comum escolas que estão diminuindo – e muito – a separação dos ambientes feita com paredes. As salas de aula ganham assim formas mais orgânicas e a interação entre todos fica facilitada.

Ainda nessa linha de inovação, a biblioteca está deixando de ser um local separado, distante dos alunos. Estantes com livros estão sendo incorporadas no design geral dos cômodos, criando uma conexão muito maior dos alunos com a leitura.

Talvez seja o fim das salas de aula como conhecemos? Com carteiras enfileiradas e quadro negro à frente de todos? Talvez sim.

A inovação escolar abre as portas para a tecnologia

Qual era a relação dos seus professores com os aparelhos eletrônicos? Você já viu uma professora pegar o celular de um colega, ou até mesmo o Bipe – não precisa denunciar a idade – sabemos que isso aconteceu com todos nós.

Hoje, graças as tendências de inovação escolar, os professores estão muito mais abertos aos aparelhos eletrônicos.

O BYOD (Bring Your On Device), traga seu próprio dispositivo, veio para vingar todas as vezes que um professor jurou esconder o celular de um aluno, ou tirou àquela revista das mãos do colega de turma.

A palavra de ordem é a integração. Escola olhando para a sociedade e sociedade olhando diretamente para o sistema de ensino. Em nome da integração, os alunos podem levar para dentro da sala de aula seus tablets em paz e acelerar o processo de ensino.

Como implementar o BYOD na minha escola

Para permitir que os seus alunos possam trabalhar utilizando tablets e outros aparelhos, é fundamental que você tenha locais para que eles possam carregar os dispositivos. Armários (lockers) também são importantes, onde eles poderão guardar os materiais sem problemas.

Fundamental também é pensar em um ambiente com espaços abertos, lembrando que o sinal de Wi-Fi pode diminuir se encontrar muitas barreiras pelo caminho – como paredes, por exemplo.

Ou seja, se você quiser incorporar o BYOD na sua forma de atuar, lembre-se de que algumas mudanças pontuais serão necessárias.

Vai fazer as reformas necessárias? Não se esqueça de contratar um escritório especializado. 

Sala Maker, a transformação na brinquedoteca

A Sala Maker está incorporada às novas metodologias que entendem o ato de ensinar como algo para ser absorvido. Pense na Sala Maker como um espaço em que os alunos poderão construir aparelhos e objetos diversos.

Mas nada de cola branca e papelão. Estamos falando de computadores e aparelhos que são desenvolvidos para que os alunos possam criar verdadeiras máquinas. Por exemplo, Salas Makers são conhecidas pelas partidas emocionantes de futebol entre robôs.

As possibilidades de uma Sala Maker são enormes e essa inovação está ganhando espaço nas escolas. Já é possível participar inclusive de disputas nacionais entre os melhores robôs construídos pelos alunos.

Conheça as escolas renomadas que contam com todas as inovações.

Foram 4 tendências, mas a transformação é enorme

Concentramos o nosso artigo em apenas 4 das tendências de inovação escolar que estão acontecendo na educação. Contudo, o efeito dessas 4 mudanças está revolucionando tudo o que nós sabemos sobre ensino.

Esperamos que o nosso artigo tenha aguçado a sua curiosidade para saber mais sobre o assunto.

Deixamos o convite para que você acompanhe as nossas publicações. Amamos inovação e arquitetura, para nós é um prazer poder dividir tudo o que sabemos com você.

Quer implementar alguma das inovações citadas na sua escola? Entre em contato conosco, podemos transforar esse desejo em realidade.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

Sem comentários

Faça um comentário

× Fale com nosso time!