Neste post, vamos falar um pouco sobre a escola profissionalizante e dar algumas dicas para você que está pensando em investir nessa área. A gente fala bastante aqui sobre escolas de ensino básico, mas o Ateliê Urbano é um escritório de arquitetura focado em instituições educacionais. Ou seja, trazemos soluções para qualquer estabelecimento educacional. E, por isso, decidimos falar um pouco desse universo da escola profissionalizante.
Então, o que é uma escola profissionalizante? Nada mais é do que um espaço de ensino que oferece cursos específicos focados no mercado de trabalho. Neles, as pessoas se qualificam ou especializam em uma determinada área de atuação profissional. Ele é curto e voltado para quem quer se atualizar em um assunto específico, mas de forma rápida. O legal é que ele serve tanto para quem já está no mercado como pra quem quer iniciar a sua carreira.
Quer projetar ou reformar sua Escola?
Fale com o Ateliê Urbano :)

Quais são as vantagens?
Rapidez.
Esse tipo de ensino é ótimo para quem quer entrar no mercado de trabalho rapidamente, ainda mais no caso do Brasil, que possuí uma grande taxa de desemprego. Ter o diploma de um curso profissionalizante coloca as pessoas na frente e dão mais oportunidade para entrar no mercado de trabalho. E, por ser um curso rápido e específico, faz com que a procura por ele aumente. Além disso, muitos pesquisadores acreditam que no período pós pandemia, a procura por essas instituições tende a crescer.
Baixo custo.
A escola profissionalizante, oferece cursos muito mais baratos do que uma graduação ou ensino técnico, tornando-se assim, uma opção muito mais acessível para os brasileiros. O valor investido sempre é algo que se leva em consideração quando se procura uma recolocação ou inserção rápida no mercado. Portanto, podemos dizer que esse tipo de ensino é muito mais democrático. Além disso, é uma excelente opção para as pessoas com poucos recursos financeiros e que não podem comprometer uma parte da renda familiar.
Foco no mercado de trabalho.
No ensino profissionalizante, o estudante é preparado para que saiba como lidar com os acontecimentos do dia a dia da profissão; sempre de maneira profissional e segura. A formação prática garante ao estudante as habilidades necessárias para que ele faça a diferença, tendo a chance de construir uma carreira de sucesso.
Como estruturar a escola profissionalizante?
Por ser uma instituição de ensino com foco específico, a sua estrutura também precisa seguir essa lógica. Existem itens que são essenciais para colocar nos espaços, como computadores, equipamentos e mobiliário adequado para cada curso. Além disso, necessita-se de salas de aula, uma boa recepção e ambientação, pois os alunos precisam sentir vontade de estudar e permanecer ali.

Por se tratar de um ensino no qual as pessoas pensam 2 vezes antes de adquirir, o local precisa passar uma boa impressão. Então, as cores e os móveis precisam seguir um padrão. O padrão da marca. Quem entra pela primeira vez, precisa se sentir acolhido e ter a certeza que aquilo irá mudar a sua vida para melhor. Outro ponto importante, é ter um espaço para alimentação no local. Pois, muitos alunos vem direto do trabalho e precisam de um local para se alimentar.

Se você gostou desse post, dá uma olhadinha nos nossos outros posts do blog! Abordamos vários temas informativos do universo educacional.