Fazer um projeto de arquitetura para um franquia de educação envolve o cumprimento de uma série de padrões pré estabelecidos que garantem a construção da imagem e a confiabilidade naquela marca. Porém, como arquitetos, temos a obrigação de tornar cada projeto único e especial. Daí surge o desafio: como criar uma unidade de franquia que tenha a sua própria identidade?
Usamos elementos como a localização, a forma e topografia do lote e o método construtivo a ser adotado de base para as primeiras ideias e croquis, a partir disso uma escola absolutamente diferente da outra vai surgindo, cada uma com a sua própria história.
Aqui neste projeto da franquia da MB de Lavras o processo foi exatamente este. O terreno de 12.000 metros quadrados pertenceu a uma antiga fazenda de café que foi loteada. Uma nova área da cidade que se encontra em expansão e onde já surgem novos empreendimentos comerciais e residenciais.
A grande área oferecia uma série de possibilidades. Optamos pelo desenho de uma escola a ser construída em diferentes blocos entremeados por áreas verdes. Cada bloco tem uma função específica e atende a faixas etárias diferentes e serão construídos de acordo com o crescimento da escola.
Este tipo de solução permite o planejamento do crescimento da franquia em fases de acordo com a necessidade de construção de novos espaços e incorporação de novos níveis de ensino. A previsão de orçamento e providências práticas para a obra (isolamento de áreas, entrada e saída de mão de obra e materiais, período de execução dos serviços, etc) fica muito mais simples e organizada.
Criamos então o bloco administrativo bem próximo à entrada principal da escola. Ele servirá à totalidade da escola quando esta estiver em pleno funcionamento e por isso já será construído na primeira fase da obra. Ele compreende toda a área recepção e atendimento a pais e fornecedores, diretoria e área de funcionários.
Na primeira fase também teremos a execução do bloco da educação infantil. Na franquia da MB tudo começa pela educação infantil, por se tratar de um ensino bilíngue as crianças entram na fase inicial e a escola vai crescendo junto com os alunos.
A educação infantil fica resguardada do restante da escola, oferecendo conforto e segurança às crianças que iniciam a sua vida escolar. As seis salas ficam voltadas para uma área coberta exclusiva, assim não há o encontro de alunos maiores com os menores. As salas também possuem sanitários integrados, isso facilita o dia a dia de professores e assistentes e proporcionam o uso supervisionado do espaço pelos alunos.
Ainda na educação infantil, o pátio externo se conecta com o refeitório, todo o espaço funciona em conjunto e, além das refeições, toda a área também tem uma função pedagógica, podendo ser utilizada como um espaço de aprendizagem fora da sala de aula de uma ou mais turmas ao mesmo tempo.
Como um núcleo de funcionamento exclusivo da educação infantil desta franquia MB a educação infantil tem uma sala de coordenação, sala de secretária e sala de professores exclusivas para esta faixa etária, possibilitando o funcionamento dos anos iniciais sem que toda a escola esteja construída e permitindo que a expansão ocorra no tempo correto.
Todo este cuidado com a primeira infância se reflete no projeto do pátio externo com brinquedos, acabamentos, cores e estímulos que conversem com a proposta pedagógica da franquia e proporcionem o melhor desenvolvimento possível aos alunos.
O próximo bloco a ser construído no projeto de expansão é o do fundamental I. Serão feitas mais 5 salas que atenderão do primeiro ao quinto ano, uma sala para atividades extras, uma sala de professores, sala de coordenação e sanitários coletivos.
Este bloco se interliga ao pátio coberto que no futuro atenderá também ao ensino fundamental II e onde estão localizados os laboratórios e a biblioteca.
Novamente temos as vistas para áreas externas ajardinadas que promovem a conversa com as natureza.
Nesta fase também teremos a construção do ginásio coberto que fica localizada no fundo do lote. Esta localização permite que o espaço de esportes atenda a todos sem interferir no fluxo principal de circulação da escola.
Seguindo a programação de crescimento temos a o bloco do ensino fundamental II a ser construído numa terceira fase. Nele temos as salas de sexto, sétimo e oitavo anos, mais uma sala extra, sala de professores, coordenação e sanitários. estes alunos utilizarão os laboratórios e biblioteca já executados na fase anterior.
Finalmente o último bloco a ser executado será o do ensino médio, nele, além das salas deste segmento teremos também o nono ano do ensino fundamental, sanitários exclusivos, assim como sala de professores e coordenação.
Junto com o ensino médio teremos um segundo pátio coberto com cantina e refeitório, arquibancada e deck que servirá não somente aos alunos, mas também para confraternizações e festas organizadas pela instituição.
Todos estes blocos serão interligados por um eixo central de circulação com uma cobertura metálica leve que promove a integração visual de toda a escola, ou seja, mesmo com uma construção faseada não há o menor risco do espaço se assemelhar a “puxadinhos” que não conversem entre si.
O leve aclive do terreno é vencido com lances de escadas e rampas que promovem a acessibilidade total da escola. Muito mais do que uma exigência legal a acessibilidade é uma premissa dentro do Ateliê e do qual não abrimos mão.
Como destacado no início deste texto a identidade da franquia deve estar muito clara no projeto de arquitetura e nada melhor do que uma fachada de impacto para que isso aconteça.
O uso das cores da MB nos brises e chapas metálicas, a aplicação da marca em destaque e um acesso que seja convidativo e compõe a fachada e imprimem a identificação da escola até pelos que não a conhecem.
A criação de projetos de franquia por todo o Brasil que temos feitos nos últimos anos nos mostrou o quanto seguir um padrão é importante, porém também consolidou o conceito e preocupação que sempre tivemos aqui no Ateliê de focar na realidade e necessidade de cada cliente garantindo assim a exclusividade de cada projeto.
Atender à franquia da Maple Bear é sempre um desafio que nos faz crescer profissionalmente.