Quem nunca tomou uma atitude motivado pela paixão?
Nesta jornada do Ateliê conhecemos várias pessoas que abriram a sua escola motivada pelo amor à pedagogia e às crianças.
Algumas destas escolas, que nasceram a partir de um grande sonho, se transformaram num grande sucesso, mas outras se perderam pelo caminho.
E o que fez com que isso acontecesse? A capacidade de gerir um negócio. Mesmo motivados pela paixão não podemos esquecer que um empreendedor precisa sempre ter o olhar voltado para o futuro e, como todos sabemos, muitas vezes a nossa paixão é cega!
Um estudo do SEBRAE realizado no ano de 2014 revelou que cerca de 21% das escolas abertas tiveram as suas portas fechadas em menos de 2 anos.
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Se você quer abrir uma escola, e não quer fazer parte desta estatística, nós separamos este post com 10 fatos que você não pode ignorar antes de abrir a sua escola.
Estas dicas são fruto do nosso convívio diário com gestores, visitas a escolas de todos os portes e a nossa própria experiência como empreendedoras. Vamos começar?
Qual o tamanho que a sua escola terá?
O tamanho de uma escola é proporcional aos custos para mantê-la.
Já vimos situações em que o crescimento da escola não foi planejado e o passo acabou sendo “maior do que as pernas”. Isto também pode acontecer no caso da abertura de uma escola nova.
É essencial entender quantos alunos você pretende atender, para que a partir disso você possa dimensionar todo o resto: tamanho da estrutura física, número de funcionários necessários, investimento inicial com a montagem da instituição (móveis, computadores, equipamentos, brinquedos, etc).
Sem este número o seu projeto de novo negócio já começa sem um norte.
Qual o perfil do público que irá atender
Este ponto é FUNDAMENTAL. A escolha do seu público alvo irá ajudar você na definição de outras coisas importantíssimas.
Você precisa saber exatamente quem será o seu cliente. No caso das escolas é preciso pensar em dois clientes: o aluno e os pais. O que utilizará os serviços da escola e o que contratará os serviços da escola.
Isto é o que chamamos de definição do avatar do seu cliente. Este é um exercício importante, que todo empreendedor deve fazer, e para te ajudar selecionamos algumas perguntas que podem te guiar nesta tarefa:
- Qual é o sexo do avatar?
- Onde ele mora?
- Qual a sua idade?
- Onde ele trabalha?
- Qual a sua renda média?
- O que ele vai buscar na sua escola?
- Qual a maior preocupação do seu avatar?
- Como a sua escola irá solucionar o problema do seu avatar?
Respondendo à estas perguntas você conseguirá traçar um perfil do seu cliente e, melhor, conseguirá definir o conceito da sua escola, o valor da sua mensalidade, o horário de funcionamento, os serviços que irá oferecer, etc.
Qual a localização da sua escola?
Sabendo qual será o seu cliente você já terá na mente quais são os bairros em que a sua escola deverá estar.
Você conseguirá definir se o prédio deverá estar numa área bem servida de transporte público ou se o mais importante é que haja um bom acesso de veículos particulares.
Vai entender também se é importante estar próximo a uma região em que há mais empresas ou se o miolo de um bairro é mais interessante.
Tudo isso de acordo com o perfil dos alunos que você irá atender.
Escolha o imóvel ideal
Depois de definida a região em que a escola deverá estar, é hora de escolher o imóvel ideal para implantar o seu novo negócio.
Este imóvel deverá ter uma dimensão que abrigue os alunos, a equipe e todos os equipamentos necessários ao bom funcionamento da escola.
Além disso, é necessário verificar a condição geral do edifício. Analise a situação das instalações hidráulicas, elétricas, da cobertura e veja se serão necessárias muitas obras para que a sua escola possa funcionar.
Finalmente é importante averiguar se o prédio está com toda a documentação em ordem, de forma que não seja necessário se preocupar com legalizações que venham a atrasar ou até impossibilitar a abertura da sua escola.
Um arquiteto pode ajudar muito nesta tarefa da escolha do novo imóvel, um olhar treinado pode evitar surpresas desagradáveis e estimar com maior precisão o investimento que será necessário para a estrutura física da escola.
Conheça os seus concorrentes
É muito importante fazer uma pesquisa de mercado e entender como atuam os seus concorrentes:
- Quais são os diferenciais que os seus concorrentes apresentam?
- Como é a estrutura física deles?
- Quais os valores médios das mensalidades e serviços prestados pelas escolas da região?
Baseado nesta pesquisa você poderá formatar o seu produto e pensar na divulgação
Organize toda a parte burocrática
Antes de abrir a sua escola você já tem que ter fechada toda a parte burocrática necessária para seu funcionamento. Selecionamos aqui alguns documentos essenciais para que sua escola funcione bem:
- Contrato de prestação de serviço que deverá ser firmado com os contratantes.
- Contrato de trabalho de cada um dos colaboradores – professores, assistentes, seguranças, faxineiros, cozinheiros, etc.
- Manual de conduta dos alunos – este documento mostra quais são as regras de funcionamento da escola.
- Ficha médica dos alunos
- Ficha pessoal dos alunos
- Modelos de recibo
Neste momento a ajuda de um advogado é primordial. Um profissional especializado faz toda a diferença neste momento e garante segurança e qualidade na criação de todos estes documentos
Selecione uma equipe campeã.
Quem tem um negócio sabe o valor de uma boa equipe.
Colaboradores bem treinados e que entendam o quanto aquela empresa é importante para eles também são uma parte importante no sucesso de qualquer negócio.
Fazer a seleção correta dos colaboradores já é meio caminho andado para que a sua escola funcione bem, mesmo quando você não está presente. Nem sempre isto é simples e errar é muito comum.
Caso você não tenha experiência, uma empresa de recrutamento e seleção pode auxiliá-lo nesta jornada.
Qual será a sua estratégia de divulgação?
Você tem a escola mais bonita, que oferece o melhor atendimento, com a melhor equipe, preços competitivos e uma proposta pedagógica incrível.
Entretanto nada disso faz sentido se você não tiver alunos.
Chegamos então na estratégia de divulgação, as pessoas precisam saber que a sua escola existe!
Contratar uma equipe para fazer a sua comunicação visual e toda a sua estratégia de marketing é o melhor dos mundos. Entretanto sabemos que nem sempre isso é possível.
O mínimo que você precisa ter é um site bem feito, otimizado para as buscas no Google e que apareça nas primeiras páginas de busca.
Organize seu fluxo de caixa
O investimento para a abertura de um negócio é grande e deve ser muito bem planejado.
Mas além deste valor, é importante que você tenha uma reserva para o funcionamento da escola enquanto o número de alunos ainda não cobrir o pagamento das despesas.
Isto é o que chamamos de fluxo de caixa, ou seja, é um valor que deverá ser guardado e que cobrirá os custos de operação durante pelo menos 6 meses.
Este planejamento é de extrema importância e não pode, de forma alguma, ser negligenciado.
Estude, sempre
Antes, durante e depois da sua escola estar funcionando é muito importante se manter atualizado e mergulhar de cabeça no mundo do empreendedorismo.
Existem muitos cursos, workshops e palestras gratuitos oferecidos por empresas e instituições como o SEBRAE, a ENDEAVOUR e a FGV.
Na internet também há muito material disponível sobre empreendedorismo, gestão de equipe, gestão de tempo e muitos outros assuntos que farão parte do seu dia-a-dia.
Uma dica importante é manter contato com outras instituições de ensino e seus gestores. A troca de experiências com pessoas que já passaram pelas mesmas dificuldades que você sempre traz importantes reflexões e soluções que talvez você não chegue sozinho.
Informação e troca de experiências nunca é demais, encontre o seu grupo e compartilhe.
Empreender é uma grande aventura que deve começar com PLANEJAMENTO.
Se você acredita que a sua escola precisa ter um espaço atraente, que converse com a proposta pedagógica da sua instituição e que crie encantamento no seu cliente, nós podemos te ajudar.
Converse com a nossa equipe e saiba como um arquiteto pode ajudar na implantação do seu novo negócio.
Envie seu email pelo atelieurbano@, será um prazer participar da realização do seu novo projeto.