Escritório de Arquitetura Escolar

O primeiro escritório do Brasil dedicado exclusivamente à arquitetura educacional.

Somos um time de profissionais inspirados pelo aprendizado e, por isso, desde 2016, nos dedicamos inteiramente à transformação de ambientes de ensino.

Escritório de Arquitetura em São Paulo
Escutamos as necessidades de cada cliente e ajudamos escolas não só a se destacarem e conquistarem novos alunos, como também a manterem seus espaços inspiradores, acessíveis e seguros. Para nós, investir no espaço de ensino é investir diretamente no futuro.

Nossa história

O Ateliê Urbano nasceu em 2003 e desde 2008 conta com a experiente dupla de arquitetas Claudia Mota e Carolina Mazzei à frente dos seus projetos.

Escritório de Arquitetura Escolar

Durante os 13 anos iniciais, a atuação do escritório foi ampla, abraçando diversos segmentos da arquitetura nos contextos residencial, corporativo e institucional. Essa fase foi essencial para o amadurecimento técnico do Ateliê. Nesse período, mais de 300 projetos foram executados, mas uma categoria sempre se destacou em meio a tantos cases de sucesso: os projetos de educação.

Projetar para instituições de ensino é um grande desafio, que envolve muita técnica para atender a padrões rigorosos de segurança e acessibilidade, além de criatividade para construir espaços integrados, capazes de estimular e engajar estudantes de todas as idades no seu processo de educação. Esse desafio une e movimenta toda equipe do Ateliê desde o primeiro projeto, despertando a curiosidade e estimulando cada membro do time a pesquisar, criar e inovar.

Encantadas com o impacto que cada projeto era capaz de gerar na vida de centenas de alunos, educadores e funcionários, as sócias decidiram se dedicar inteiramente à criação e transformação de espaços de aprendizado em 2016. Assim, o Ateliê se consolidou como o primeiro escritório de arquitetura dedicado integralmente a instituições de ensino no Brasil.

Desde então, o foco do nosso trabalho é escutar e compreender com profundidade os objetivos de cada instituição ou rede de ensino, da proposta pedagógica às demandas dos alunos e dos gestores do negócio. Assim, potencializamos o poder da educação através da arquitetura.